3 de março de 2011

Post da Natty - Consumo ou Consumismo??? Até onde ???

Olá amoresss... Peço desculpas por não ter postado na semana passada, é que estava um pouquinho corrido... Bom, como o Blog é focado em moda, e eu também sou apaixonadíssima por esse assunto, amo comprar roupas, sapatos altíssimos, bolsas, e fico louca com lançamentos de esmaltes, toda semana estou com algum que realmente chame atenção, amoooo! E vemos que atualmente as mulheres são assim... Mas como não deixaria de falar sobre Psicologia, temos a parte ruim dessa história toda, o consumismo sem controle, que pode ser patológico, vulgo doença. Primeiro vou explicar a diferença entre consumo e consumismo. No consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que na maioria das vezes não está precisando. Nesses casos, a necessidade de consumo se torna uma doença, uma compulsão, que deve ser tratada para evitar maiores danos à pessoa. Muitas vezes o consumismo chega a ser uma patologia comportamental. Pessoas compram compulsivamente coisas que elas não irão usar ou que não têm utilidade para elas apenas para atender à vontade de comprar. E hoje o que acontece é que não se consome apenas para ter, e sim para ostentar. Quem não ficaria louca por uma bolsa Prada, Louis Vuitton, Marc Jacobs, e pelos sapatos Louboutin?!?!?! Será realmente necessário? Vocês já ouviram falar em aluguel de bolsas? Sim, isso existe amores... que não tem condições para comprar Prada e similares alugam por um precinho em média de R$500,00 para simplesmente aparecer em tal evento por status, a estas mulheres não interessa possuir estas bolsas, interessa que as outras mulheres -- porque homem não reparam nisso -- pensem que elas as possuem. Não podem comprar uma bolsa dessas porque custam valores absurdos, no entanto, querem que os outros pensem que podem.
Os consumidores têm o seguinte comportamento na hora de comprar um produto:
·         Racional: O consumidor sabe o que quer comprar e compara preços. Às vezes influencia-se pela promoção e pela publicidade, mas o resultado pode ser o oposto caso se sentir enganado.
·         Impulsivo: O ato de comprar serve para canalizar o estresse, reforçado pelo próprio shopping ou supermercado, produzindo uma sensação de prazer imediato.
·         Compulsivo: Para esse tipo de comprador, a necessidade de comprar é comparável à de um viciado em drogas. Para os psiquiatras, trata-se de um sintoma de uma desordem emocional. O consumo se dá como uma forma de compensar um vazio, de sentir-se acompanhado, ainda que seja por um objeto.


Gente que busca é essa pela admiração e inveja alheias? Mal comparando, da mesma forma que o homem frustrado afoga as mágoas na bebida, a mulher frustrada afoga as mágoas nas compras. É uma forma de não ter que lidar com o problema, de varrer a sujeira para debaixo do tapete. Será que não está na hora de olhar para dentro de si mesma e tentar entender esse vazio, olhar para seus valores, para essa superficialidade, essa baixa auto-estima? Será que é bom viver de aparências o tempo todo? Difícil né? Mais fácil ir ao shopping e passar o cartão. A solução? Somente quando a pessoa entende que está fora de controle, aí é a hora de uma Psicoterapia. Mas até a aceitação de que é um “problema” é um longo caminho...
Vamos refletir amores, que valores são esses que estamos cultivando, o que é futilidade e coisas superficiais? Cadê a nossa essência? Vamos tentar imaginar o modelo que queremos passar para nossos filhos, a compra desenfreada por roupas? Carros? Será que tudo é muito fácil assim? Vamos investir mais em nós mesmas com conhecimentos e como pessoas. Ou você arruma um marido rico que compra o que você quiser ou escolhe ser uma pessoa melhor a cada dia! A escolha é sua...! (Tá, eu sei que marido rico que compra tudo não é fácil encontrar também....rs)
Para finalizar, deixo bem claro que nossas idas aos shoppings são agradáveis, mas percebam até que ponto está ao seu controle ou fora dele.

Beijinhussss e qualquer dúvida comentem!!!




Algumas definições foram extraídas do Wikipédia e blog Desfavor.

Um comentário:

  1. É isso ai, temos que ter controle em tudo em nossa vida,parabens!

    ResponderExcluir