15 de fevereiro de 2011

Pele mista ou oleosa ????

Oieee .... Hoje meu post será sobre um assunto que muito me interessa.

Pele mista ou oleosa, o que fazer ????
Tem dias no mês que minha pele está perfeita, mas é só chegar próximo ao meu período menstrual que minha pele e meu cabelo ficam oleosos. Quer acabar com meu dia é olhar no espelho e ver minha pele e meu cabelo horríveis (calma to exagerando um pouco).
Quando entrei na faculdade de Biomedicina o que mais me interessava era saber quando eu teria aulas sobre: tecidos (pele), aula de hematologia (sangue), e outras matérias; pois sempre quis fazer biomedicina  para seguir carreira estética.
Conhecendo nossa pele
A pele é formada por 3 camadas distintas: epiderme, derme e hipoderme. Apresentam características diferentes entre si, de modo que, em conjunto, exercem funções importantes no organismo.
As principais funções são: barreira contra agressões externas, de natureza química e física, impedir a perda de água e de proteínas para o exterior. Age como órgão sensorial, participa do sistema imunológico, da regulação da temperatura e da produção da vitamina D3.



Como identificar a pele oleosa e mista
Pele Oleosa: apresenta um brilho excessivo devido ao excesso de óleo produzido e possui poros abertos. Normalmente apresenta cravos e espinhas. Merece um cuidado especial que retire e controle essa oleosidade. Evite lavá-la constantemente, pois isso ativa as glândulas sebáceas.







Pele Mista: possui oleosidade excessiva na chamada zona T (testa, nariz e queixo), e é seca no restante do rosto. É a mais comum de todas as peles, e a oleosidade deve ser retirada apenas da zona T.





Cuidados e tratamentos com a pele

Pele oleosa / mista: o ideal é usar sabonetes líquidos, emulsões, géis ou soluções de limpeza não oleosas. Usar hidratantes em forma de gel, gel-creme, fluidos ou loções cremosas, sempre com formulações livres de óleo (oil free). Eu uso o protetor solar em gel da Natura, que além de proteger minha pele dos raios UVA também ajuda no controle da oleosidade.  




Lembrando que aquela velha frase “você é o que você come” é a mais pura realidade, por isso evite comidas gordurosas e com excesso de sal , pois a retenção de líquido também é um grande vilão para nossa pele. O correto é manter-se hidratada, bebendo muita água ou suco, de preferência sem açúcar.
Aqui vai uma receitinha básica para fazer em casa uma vez por semana
1 colher (sopa) de pepino
1 colher (chá) de mel
1 colher (sopa) levedo de cerveja
Bater tudo acrescentando soro fisiológico para melhor dissolver a mistura. Deixar na pele por aproximadamente em 20 minutos e lavar com água gelada e enxugar suavemente.
Esta receita também pode ser usada para tratamento da pele com espinhas ou acnes.
Hoje em dia existem vários tipos de produtos que ajudam a reduzir a oleosidade, as nada melhor do que procurar um dermatologista para saber qual é o seu tipo de pele e qual será o melhor tratamento.
Espero que gostem....

Beijos
              Janaina
Fotos desse post:
Receita da mascara
 http://www.acessa.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário